Marta descobriu que para virar diva da mídia basta bater no PT por Paulo Nogueira |
Dando o que Falar | |||
Wednesday, 28 January 2015 05:01 | |||
Você é um jovem jornalista e quer fazer carreira nas grandes empresas de mídia, ou no que restar delas nesta Era Digital: bata no PT. Suas chances serão altas. O artigo da Folha em que Marta bate em Dilma e no PT é um dos destaques de todos os sites das empresas de jornalismo. Parece que ela juntou palavras de Sheherazade, reagrupou e mandou para a Barão de Limeira. Mas o que quer Marta? Ser heroína da mídia ou se eleger para alguma coisa relevante no futuro próximo? Porque, e este é um ponto vital na discussão, ninguém pode ter tudo. Nas últimas eleições presidenciais, Serra, Alckmin e agora Aécio foram amplamente apoiados pela imprensa. E deu no que deu: ilusões, expectativas elevadas e afinal lágrimas, ressentimentos, fracasso. No caso de Marta, a questão é ainda mais complicada. Com sua louca cavalgada, ela vai se tornando um nome abominado para os petistas, dos quais sempre extraiu os votos que a levaram a posições de destaque como a prefeitura de São Paulo e o Senado. É presumível que neste contingente de eleitores, os petistas, Marta valga muito menos hoje do que valeu ontem, e valerá amanhã ainda menos do que hoje. Onde buscar os votos perdidos? Num eleitorado jovem, cansado da política como ela é, esqueça. Para esse público, Marta é um anacronismo. Eles querem coisa nova, como o Syriza da Grécia ou o Podemos da Espanha. Sobra o voto conservador. Para simplificar, dos leitores da Veja e assemelhados. Imaginar que eles serão capazes de votar em alguém com a trajetória de Marta é o triunfo da esperança. Para este tipo de eleitor, haver passado pelo PT é o suficiente para qualquer político ser amaldiçoado para sempre. Então, não é por ali que Marta vai compensar os votos perdidos. Onde então? A resposta mais realista é: em nenhum lugar. Não vai demorar, Marta se dará conta de que em sua ofensiva anti-PT ela queimou os únicos votos que poderia ter. Se tudo que ela deseja é vingança, tudo bem. Seus insultos obterão, sempre, extrema repercussão. Mas se ela pretende, em algum momento, voto, aí é diferente. Seu grande aliado de agora, a imprensa, quer de Marta uma coisa específica: ataques contra o PT. Marta serve para isso e apenas para isso. Tem sido sempre assim. Repare: renomados juristas que em determinado instante começaram a questionar o Mensalão, por exemplo, sumiram da mídia. Marta está sendo usada pela imprensa, com certeza. E imagina que, em troca, também a está usando. É certo se o objetivo é a vendeta. E é um erro de vista espetacular se o objetivo é ganhar algum tipo de eleição que tenha qualquer importância. Sobre o AutorO jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo. Louva cavalgada Artigo publicado originalmente em http://www.diariodocentrodomundo.com.br/marta-descobriu-que-para-virar-diva-da-midia-basta-bater-no-pt/
|
|||
Last Updated on Tuesday, 02 June 2015 00:03 |
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |