Salvador, 15 de setembro de 2025
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Como um governo que só fala em cortes pode aumentar os gastos com publicidade para beneficiar as empresas de mídia? Por Paulo Nogueira
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Dando o que Falar
Thursday, 06 October 2016 05:21

paulo_nogueira4Nada conta melhor o que acontece no país do que a contradição entre o discurso de ajuste fiscal do governo e as verbas publicitárias federais. A ordem é cortar custos, incluídos os sociais. É só o que a equipe econômica fala e faz.

Qual o sentido, diante disso, em aumentar o dinheiro público canalizado para as grandes empresas de mídia, como mostrou num levantamento notável o site Cafezinho, de Miguel de Rosário?

Nenhum. Você economiza com uma mão e gasta com a outra.

Isso mostra o caráter do governo Temer e das corporações jornalísticas. Temer está comprando um tratamento amigo de jornais, revistas e por aí vai. E as empresas de jornalismo, como sempre, enriquecem ainda mais à custa do contribuinte.

É uma tragédia brasileira.

Na Era Digital, há formas infinitamente mais baratas e mais eficientes para um governo comunicar as coisas que julgue relevantes à sociedade.

Mas sempre a escolha recai em mídias caríssimas e antigas, como TV, revista, jornal e coisas do gênero.

Em sociedades avançadas, o gasto publicitário dos governos com mídia é o menor possível. Apenas campanhas de real interesse público — notadamente saúde — são veiculadas.

No Brasil, é uma farra. O cidadão perde e só quem ganha é a mídia plutocrática com seus grandes e pequenos barões. (A Caviar de Dória foi obsequiada com dinheiro do cidadão paulista pelas mãos de Alckmin.)

O Cafezinho mostrou isso com requintes. A Caras recebeu de Temer uma bolada. Para quê? Provavelmente você vai ver capas com o casal Marcela-Michel em doses industriais nos próximos meses.

E há um outro fator, ainda mais importante: a Caras é da família Civita, em consórcio com um grupo argentino. Isso quer dizer que é dinheiro na veia dos Civitas.

Dadas as circunstâncias, fica óbvio o que motivou a explosão de Fausto Silva ao vivo. Ele disse que este governo não sabe se comunicar.

Comunicar-se, para FS, só pode significar anunciar. Porque é obrigação de empresas como a Globo dele noticiar as coisas importantes que o governo faz.

Ou seja: o problema da comunicação estaria não no governo — mas nas corporações jornalísticas.

Não ficarei surpreso, definitivamente, se algum grande anunciante federal aportar no programa de FS.

Repito: nada retrata melhor a hipocrisia nacional do que um governo que à luz do sol fala em ajuste fiscal e nas sombras torra dinheiro público com Globo, Folha, Abril — e até Caras.

O que o Banco do Brasil estava fazendo no Faustão?

O que o Banco do Brasil estava fazendo no Faustão?

Artigo publicado originalmente em http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-um-governo-que-so-fala-em-cortes-pode-aumentar-os-gastos-com-publicidade-para-beneficiar-as-empresas-de-midia-por-paulo-nogueira/

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-152Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-033Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-052Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-098Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-260Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-387Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0873Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1107Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1279Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1485Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?