Salvador, 26 de junho de 2026
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Aécio não está entendendo nada por Paulo Nogueira
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Dando o que Falar
Friday, 20 September 2013 03:32

Paulo_NogueiraAécio não entendeu as manifestações de junho, como se tem visto em suas falas, incluídas as da noite desta terça-feira no programa de tevê do PSDB..

E se ele não entendeu os protestos ele não está entendendo nada. É possível que ele se lance candidato à presidência da República em 2014 sob a mais espessa ignorância, com o previsível desfecho de ruínas e lágrimas.

Os protestos, ao contrário do que disse hoje Aécio, não giraram em torno da “corrupção” ou mesmo dos “serviços públicos”.

Na raiz das manifestações estava o descontentamento com a desigualdade social, e com a velocidade – muito aquém da desejável – com que o PT vem enfrentando esta tragédia nacional em dez anos de poder.

O que as ruas disseram foi que não queriam mais aturar alianças do PT como as feitas com Paulo Maluf e os ruralistas porque o preço social é muito alto.

Ele parece estar num planeta paralelo

Ele parece estar num planeta paralelo

Mais inclusão foi a principal bandeira das chamadas Jornadas de Junho.

Quando a direita tentou encampar as manifestações, ela trouxe à cena a batidíssima – corrompida, é melhor — causa da “corrupção”.

Sabemos quantos crimes foram cometidos, ao longo da história, em nome do “combate à corrupção”.

Os genuínos mobilizadores – sobretudo o pessoal do Passe Livre de SP – debandaram quando os espertalhões quiseram se apropriar dos protestos. E então eles micharam.

Ecos dos ganidos anticorrupção de ouviram em frente do STF em Brasília nos dia em que Celso de Mello desempatou a votação em favor dos embargos infringentes. Segundo um tuíte de uma jornalista da Globonews, o protesto no STF juntou “50 pessoas e uma vuvuzela”.

Aécio não entendeu nada. Ele é a continuação, pela política, da voz obsoleta e cada vez menos ouvida da mídia.

Coloquemos assim. Aécio está para a política assim como Merval Pereira ou Reinaldo Azevedo estão para o colunismo político. Vivem, todos eles, numa espécie de universo paralelo, e parecem não se dar conta de que ninguém os ouve fora de um círculo cada vez menor.

O espírito do tempo é a indignação contra a iniquidade, contra a predação feita por um pequeno grupo contra os chamados 99%.

Mas Aécio não enxerga isso. Por isso é um candidato tão ruim – ok, quase tão ruim – quanto Serra seria.

O PSDB, caso não queira marchar para a extinção, vai precisar de um homem como o Papa Francisco. Alguém que empurre o partido na única direção possível num Brasil como o que temos: rumo aos pobres.

Qualquer partido que queira desafiar o PT terá que batê-lo aí – na arena do combate à iniquidade.

Existe um homem à Francisco no PSDB? Não sei. Suspeito que não. Mas não tenho certeza.

O que é batata, como dizia Nelson Rodrigues, é que Aécio não é esse cara.

O jornalista Paulo Nogueira, baseado em Londres, é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

Artigo publicado originalamente em http://www.diariodocentrodomundo.com.br/aecio-nao-esta-entendendo-nada/

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-131Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-010Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-064Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-179Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-284Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-325Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0911Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1134Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1381Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1656Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?