Salvador, 28 de junho de 2026
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail


O desafio impertinente do Procurador à Presidenta por J. Carlos de Assis
Dando o que Falar
Wednesday, 27 January 2016 01:53

Jose-Carlos-de-Assis3Está sendo articulada no Rio uma audiência dos mais representativos dirigentes sindicais e empresariais do Brasil ao Ministro José Eduardo Cardozo, da Justiça, com o fim de apresentar ao Governo um desagravo da cidadania contra a crítica impertinente de um dos procuradores da Lava Jato, em Curitiba, Carlos Fernando dos Santos Lima, à expedição da medida provisória que regula os acordos de leniência.

 
Sociedade quer justiça, não recado. Por Ribamar Fonseca
Dando o que Falar
Tuesday, 26 January 2016 05:19

ribamar_fonseca2Ninguém mais tem dúvidas: Lula é, efetivamente, o grande prêmio dos investigadores que atuam nas operações Zelotes e Lava-Jato. Por isso, vale tudo, inclusive sugestões dos inquisidores, para arrancar dos delatores qualquer coisa que o incrimine e possa conduzi-lo à prisão, para alegria da mídia, em especial da revista "Veja", que todo final de semana profetiza o encarceramento dele.

 
Os falsos consensos que a direita impõe. Por emir Sader
Dando o que Falar
Tuesday, 26 January 2016 05:11

emir_saderHouve uma inegável virada à direita no Brasil nos últimos tempos, não apenas com eixo em um Parlamento mais conservador e nas ofensivas golpistas da mídia. Se instalaram falsos consensos, que dominam a opinião pública e o clima de debates políticos e ideológicos, que é urgente combater.

 
Caso Dreyfus e Lava Jato: algo em comum. Por Paulo Moreira Leite
Dando o que Falar
Tuesday, 26 January 2016 05:05

Paulo_Moreira_Leite2Fraude histórica que serve de lição universal a todos aqueles que têm interesse real em impedir desvios e abusos em decisões da Justiça, inclusive nas investigações sobre corrupção no Brasil de nossos dias, em particular na Lava Jato, o caso Dreyfus tem muito a ensinar aos brasileiros de hoje.

 
O que diferencia o caso Banestado da Operação Lava Jato? Por Henrique Beirangê
Dando o que Falar
Monday, 25 January 2016 23:43

Henrique-BeirangeO juiz Sergio Moro arbitra uma operação que investiga um extenso esquema de corrupção e evasão de divisas intermediadas por doleiros que atuam especialmente no Paraná. Uma força-tarefa é montada e procuradores da República propõem ações penais contra 631 acusados. Surgem provas contra grandes construtoras e grupos empresariais, além de políticos.

 
A Academia e a Falta de Representatividade no Oscar. Por Pablo Villaça
Dando o que Falar
Sunday, 24 January 2016 16:51

Pablo-VillacaA Academia está vivendo uma grave crise de imagem. Talvez uma das maiores dos últimos 40 anos. Com o avanço crescente (e cada vez mais rápido) do ativismo social nos últimos anos – graças, em parte, à capacidade de mobilização trazida pelas redes sociais -, a contradição entre as demandas de minorias e a realidade brutal e injusta que enfrentam passou a ser apontada em todos os meios.

 
Tem coisa que branco não entende (a propósito da polêmica do Oscar) . Por Joel Zito Araújo
Dando o que Falar
Sunday, 24 January 2016 15:56

Joel-Zito-AraujoVi os comentários “provocativos” de alguns amigos em minha página do Face que me fizeram pensar e concluir que realmente é difícil para um branco, especialmente os brasileiros e latino-americanos, de compreender uma crítica como a de Spike Lee. O caso dele é exemplar. Após "Faça a Coisa Certa", realizado em 1989, ele teve um período de intensa criatividade, com "Mais e melhores Blues", "Malcom X", "Febre na Selva" e "Verão de Sam", filmes que colocaram o diretor entre os grandes nomes do cinema mundial. A Academia praticamente ignorou os filmes, o diretor, a equipe e os atores e atrizes participantes. Spike recebeu apenas duas indicações, uma por melhor roteiro por Faça a Coisa Certa, e outra por um documentário. E não levou nada até, finalmente, receber um Oscar "honorário" no ano passado, 25 anos depois. 
Portanto, não falo aqui dos prêmios não recebidos por ele, Spike Lee foi, junto com seus atores, IGNORADO nas indicações da Academia por quase 3 décadas. 
Este é um exemplo de como os brancos ignoram os talentos negros e, tendo como base um sentimento que carregam de ser os representantes naturais do ser humano, e da "raça humana" não percebem o que se passa do lado, com os não brancos. Não é a toa que a história bíblica da criação e desenvolvimento da humanidade é normalmente representada por Hollywood, e por nossas telenovelas, por pessoas brancas. Os brancos não sentem no seu dia a dia o peso da cor da pele, e de suas características raciais, como elementos de DEMÉRITO, não sentem o estigma de ser negro. Não sentem o medo da polícia por serem negros. Não sentem um permanente desconforto de estar fora do lugar nos espaços de classe média e alta por serem afro-descendentes. Não levam na cara, quando ganham 8 kikitos em Gramado, os comentários que a premiação foi fruto do politicamente correto, e não dos méritos do seu filme frente aos outros. Em outros termos, o branco sente-se como a representação natural e universal do ser humano. Enquanto isso, percebem o negro como o outro, o feio, a ameaça, como portadores de um estigma negativo de várias nuances. É atrás de tudo isto que para ser indicado tem de ser super ultra excepcional. 
Foi o que se passou nos dois últimos anos, e ao longo da história de Hollywood (não vou repetir aqui a quantidade ínfima de vezes que os negros foram indicados ou premiados). 
É uma nova consciência fruto desta injustiça que irá promover as mudanças capitaneadas pela primeira mulher negra a ocupar o posto de presidente da Academia. Não venham portanto me encher a paciência que agora a Academia vai ter também de indicar transgenêros, indianos, anões ... E daí!

Vou agora apelar, sem ressentimento, para o coração dos meus amigos brancos, com uma outra história pessoal, relativa ao mérito. Eu não consegui fazer a minha graduação na UFMG porque não tive “mérito”. E eu sempre me destaquei pelo meu nível intelectual desde o início da minha adolescência. A avaliação de mérito criada pelo vestibular não detectava que eu, uma pessoa que não falava inglês, e que não tinha recebido outros privilégios de classe e raça (oriundo de um pai caminhoneiro e uma mãe empregada doméstica), poderia um dia ter uma carreira com mais prêmios, reconhecimento e produtividade, do que os jovens brancos que entraram na UFMG no curso que fui preterido na época. Portanto, por favor, não me venham com esta história de valor universal do mérito. Este tal de mérito não está acima dos preconceitos de sua época. Ele é criado por seres humanos, históricos, com classe, raça e interesses, muitas vezes, preconceituosos.

PS - Não é só brancos que não entendem, os pretos da Casa Grande também.

 
O velho e o novo. Por Guilherme Boulos
Cidadania
Saturday, 23 January 2016 14:54

Guilherme-Boulos-MTSTQuando questionado por sustentar ideais de igualdade e justiça social aos 70 anos de idade, o saudoso Plínio de Arruda Sampaio (1930-2014) respondeu: "Ficar velho não é virar velhaco". Há pessoas que, mesmo velhas, permanecem jovens de espírito.

 
A arte de envelhecer. Por Drauzio drauzio Varella
Comportamento
Saturday, 23 January 2016 14:18

Drauzio_Varella_1Achei que estava bem na foto. Magro, olhar vivo, rindo com os amigos na praia. Quase não havia cabelos brancos entre os poucos que sobreviviam. Comparada ao homem de hoje, era a fotografia de um jovem.

 
Por dentro da mente de trolls como Wanderley Silva. Por Paulo Nogueira
Dando o que Falar
Friday, 22 January 2016 04:02

paulo_nogueira4Os recentes anúncios de medidas judiciais contra disseminadores de ódio na internet jogaram luzes sobre o perfil deles. Dois casos destacam-se: o do jornalista João Pedrosa e o do ex-lutador Wanderlei Silva.

 
O Oposto Do Amor Não É O Ódio, Mas O Medo
Comportamento
Friday, 22 January 2016 00:31

oposto_do_amorUm dos sentimentos inatos do homem é o medo. É uma resposta natural ao perigo. O medo nos ajuda a sobreviver, mas também nos limita, e é usado muitas vezes para limitar nossas vontades. Ele afeta tanto o corpo quanto a mente.

 
«StartPrev481482483484485486487488489490NextEnd»

Page 490 of 771

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-161Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-019Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-002Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-163Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-231Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-376Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0973Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1022Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1426Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1619Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?