| Crossfit: especialista alerta para lesões ortopédicas em treino durante pandemia |
| Friday, 11 December 2020 17:09 | |||
|
Para quem está sedentário, a dica é retomar aos poucos a prática de atividade física, levando em consideração aspectos como dieta, fortalecimento da musculatura, melhora do cardio e rotina de trabalho. Além disso, é importante se alongar, o que vale para todos: “O alongamento é necessário não apenas para atletas, mas, principalmente, para trabalhadores que passam horas e horas na mesma posição”, ressalta o fisioterapeuta e diretor técnico do Instituto Pró-Saúde, Gustavo Sperandio. O especialista explica também que todo atleta de esporte de alto rendimento está propício a lesões ortopédicas, e com os crossfiteiros não é diferente. “O crossfit é um esporte de altíssimo rendimento, praticado por pessoas que tem uma atividade laboral paralela ao esporte. Juntando a jornada de trabalho com a prática de alta intensidade do crossfit, ou seja, a falta de repouso, gera disfunções músculo-esqueléticas. Dores na lombar e ombros são os locais mais comuns”, destaca. A orientação para prevenir as lesões e melhorar o desempenho do praticante é buscar uma atenção integral à saúde, com acompanhamento de uma equipe médica multidisciplinar. A procura por um especialista, por exemplo, deve acontecer logo nos primeiros sintomas de dor. “Ortopedista, assim como fisioterapeuta, tem um papel fundamental em analisar a disfunção antes que seja instalada uma lesão. Aos primeiros sintomas de dor, procure um especialista que pode ser corrigido sem danos”, explica Gustavo Sperandio. Porém, o fisioterapeuta e diretor técnico do Instituto Pró-Saúde tranquiliza: se exercitar é melhor que ficar no sedentarismo. “Eu gosto de brincar que qualquer atividade física é melhor que o sedentarismo, que é um grande causador de dores e instalação de lesões crônicas. Qualquer estímulo de pressão ao osso é um importante fator de reparo”, finaliza.
|
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |