Salvador, 26 de junho de 2026
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Crossfit: especialista alerta para lesões ortopédicas em treino durante pandemia
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Friday, 11 December 2020 17:09

Crossfit_Crdito__pexels-victor-freitasO crossfit é um treinamento que une levantamento de peso olímpico, ginástica, atletismo e outras modalidades em atividades de alta intensidade. O nome é a junção dos significados “cruzar, ultrapassar” (cross) com “em forma” (fit). Porém, ao praticar a modalidade é preciso ficar atento a alguns cuidados com as lesões ortopédicas, especialmente após um período de sedentarismo forçado pelo isolamento social, durante a pandemia do novo coronavírus.

Para quem está sedentário, a dica é retomar aos poucos a prática de atividade física, levando em consideração aspectos como dieta, fortalecimento da musculatura, melhora do cardio e rotina de trabalho. Além disso, é importante se alongar, o que vale para todos: “O alongamento é necessário não apenas para atletas, mas, principalmente, para trabalhadores que passam horas e horas na mesma posição”, ressalta o fisioterapeuta e diretor técnico do Instituto Pró-Saúde, Gustavo Sperandio.

O especialista explica também que todo atleta de esporte de alto rendimento está propício a lesões ortopédicas, e com os crossfiteiros não é diferente. “O crossfit é um esporte de altíssimo rendimento, praticado por pessoas que tem uma atividade laboral paralela ao esporte. Juntando a jornada de trabalho com a prática de alta intensidade do crossfit, ou seja, a falta de repouso, gera disfunções músculo-esqueléticas. Dores na lombar e ombros são os locais mais comuns”, destaca.

A orientação para prevenir as lesões e melhorar o desempenho do praticante é buscar uma atenção integral à saúde, com acompanhamento de uma equipe médica multidisciplinar. A procura por um especialista, por exemplo, deve acontecer logo nos primeiros sintomas de dor. “Ortopedista, assim como fisioterapeuta, tem um papel fundamental em analisar a disfunção antes que seja instalada uma lesão. Aos primeiros sintomas de dor, procure um especialista que pode ser corrigido sem danos”, explica Gustavo Sperandio.

Porém, o fisioterapeuta e diretor técnico do Instituto Pró-Saúde tranquiliza: se exercitar é melhor que ficar no sedentarismo. “Eu gosto de brincar que qualquer atividade física é melhor que o sedentarismo, que é um grande causador de dores e instalação de lesões crônicas. Qualquer estímulo de pressão ao osso é um importante fator de reparo”, finaliza.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-106Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-045Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-066Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-150Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-216Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-361Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0934Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1116Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1445Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1536Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?