Educação: a Bahia tem respostas |
Wednesday, 24 May 2017 19:58 | |||
O Encontro acontece das 13h30 às 18h, no Teatro Módulo, em Salvador. O debate estará ancorado na tecnologia social do ICEP, intitulada “Territórios Colaborativos pela Educação” e pretende fortalecer os arranjos territoriais entre os municípios participantes, bem como favorecer o alinhamento entre as gestões e as demandas dos educadores e de suas redes. O evento conta com apoio do Instituto Natura e inclui uma conferência com o consultor e especialista em Gestão Pública, Sinoel Batista. Representantes da UNDIME e da UPB também foram convidados para o evento. Para Cybele Amado, diretora presidente do Icep, acreditar no potencial da colaboração territorial é um primeiro e importante passo para estabelecer um novo paradigma de desenvolvimento local. “A partir daí se estabelece a metodologia de formação, produção de conhecimento e mobilização social que o ICEP aplica e só o apoio da gestão pública gera as condições necessárias para que os atores educacionais, incluindo a comunidade, compreendam que a educação é responsabilidade de todos e trabalhem juntos pela transformação”. A observação dos resultados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), publicados em setembro de 2016, ressalta a eficiência do trabalho desenvolvido pelo ICEP para a elevação do nível da qualidade do ensino medido por esse indicador. Todos os 29 municípios em que o Instituto atuava até então tiveram crescimento da nota entre 2013 e 2015 e 27 deles superaram a meta. Alguns municípios tiveram crescimento surpreendente, como Ibitiara (BA), que saltou de 4,0 em 2013 para 6,5 em 2015 – a nota mais alta de uma rede municipal em toda na Bahia e que já supera a meta estabelecida pelo MEC para 2021, de 6,1.
O encontro desta sexta-feira inicia um ciclo de apoio aos gestores municipais através de ações colaborativas, com vistas ao desenvolvimento e adoção de boas práticas de gestão municipal no referente ao sistema educacional. Os gestores serão instados ao envolvimento em contexto territorial e à aplicação de soluções conjuntas que possibilitem a potencialização de seus resultados. Sinoel Batista Prefeito de Penápolis-SP entre 1989 e 1992. Matemático, mestre em relações internacionais pela USP-SP. Especialista na concepção, estruturação, implementação, gestão, monitoramento e avaliação de políticas públicas nas áreas de saúde, assistência social, educação, modernização administrativa e cooperação interfederativa. Formação e experiência na elaboração de projetos de desenvolvimento local e regional, cooperação e relação internacionais, e na elaboração e gestão de projetos envolvendo múltiplos atores (públicos e privados). Programação:
Serviço: I Encontro de Prefeitos dos Territórios Colaborativos ICEP Sexta-feira, 26 de maio de 2017 Das 13h30 às 18h Local: Teatro Módulo (Av. Prof. Magalhães Neto, 1177 - Pituba, Salvador – BA) Referência: Próximo ao Restaurante Coco Bambu Bahia
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |