Palácio da Aclamação recebe 1ª Jornada Pedagógica nos Museus |
Monday, 29 May 2017 21:22 | |||
“As salas de aulas não podem ficar confinadas apenas na escola convencional. Hoje em dia esses espaços podem ser a tela de um celular ou de uma TV ou os museus. Os espaços museais são salas de aula que dão, por si sós, uma verdadeira aula de cultura, e podemos agregar ao nosso conhecimento uma série de conteúdos que sublinham o nosso passado, a nossa memória, apontando naturalmente para construções outras que vêm por aí. Essa relação entre escolas e museus é uma conexão vital para que a educação seja fruída com muito prazer e que os jovens de 12 a 16 anos tenham uma forma de aprendizagem diferente e eficaz”, afirma o secretário de Cultura, Jorge Portugal.
“A 1ª Jornada Pedagógica nos Museus é uma iniciativa do IPAC, autarquia responsável pela gestão dos museus do Governo do Estado da Bahia, e tem como objetivo aproximar dos museus os profissionais da área, estudantes de escolas públicas, privadas e de universidades. Esses espaços de memória, de reflexão e de ações para salvaguarda de patrimônios contribuem para a formação cidadã dos baianos”, afirma o diretor do IPAC, João Carlos de Oliveira.
Para Murilo Simões, professor de história e representante da MC Turismo Assessoria Educacional na Jornada Pedagógica nos Museus, o objetivo da ação é realizar a aproximação dos espaços públicos com todo o contexto educacional, indo do aluno até o coordenador do colégio. “Ocupar o espaço público é ocupar o nosso próprio espaço. Não estou falando sobre usar como via de transição, mas sim como ponto de vista cultural, usando para a arte e construindo uma relação de aproximação, criando laços de identidade, sem esquecer de referenciar o que é o patrimônio público”, afirma. Murilo ressalta ainda que a intenção do projeto é inserir o máximo possível de pessoas. “Nossa ideia é fazer com que todos tenham noção do que é o projeto. Que esse processo de contato e alinhamento com as escolas seja realizado com rapidez para que as visitas comecem ainda neste ano”, completa. DINAMIZAÇÃO – Construído em 1912, o Palácio da Aclamação foi a residência oficial dos governadores do estado até a década de 1960. O espaço, com amplo acervo arquitetônico, é requisitado para ensaios fotográficos, videoclipes, feiras e eventos musicais. No seu acervo, constam objetos de bronze, porcelana e cristal.
A ocupação do palácio integra a iniciativa do IPAC para dinamizar os seus espaços. Praças, largos e mais de 150 imóveis no Pelourinho fazem parte do projeto. O programa do instituto pelo resgate e ocupação de espaços públicos começou em 2015 com a reabertura do Passeio Público. Em 2017, foi iniciada a parceria com o Cortejo Afro para dinamização da Praça das Artes (Pelourinho) de novembro a fevereiro, e no Aclamação com o Núcleo de Ópera da Bahia, que abriu a “15ª Semana de Museus”, que aconteceu entre 15 e 21 de maio. Saiba mais: http://bit.ly/2qoELwT
, Facebook: Ipacba Patrimônio, Twitter @ipac_ba e Instagram @
| Programação da 1ª Jornada Pedagógica dos Museus| 12:30 - Credenciamento 13:30 - Mesa de abertura com autoridades; 14:30 – Painel 1 – Com apresentação dos museus do IPAC: João Carlos de Oliveira, diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, e Ações Educativas dos Museus: Maria Cristina Mello; 15:10 – Discussões e encaminhamentos; 15:15 – Coffee Break 15:25 – Painel 2 – Com apresentação do Roteiro Pedagógico: Murilo Simões; A Participação da Rede Pública Estadual de Ensino na Jornada pedagógica nos Museus: Prof° Luiz Henrique Peixoto; 16:25 – Discussões e encaminhamentos, 17:00 – Encerramento.
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |