Salvador, 28 de junho de 2026
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
‘Recicle já Bahia’ chega ao Pelourinho
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Thursday, 27 July 2017 17:39

ReciclaO Programa Recicle Já Bahia que promove a coleta seletiva de lixo e descartes em órgãos e secretarias do Governo do Estado da Bahia está chegando ao Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. “É um trabalho onde todos devem participar nos dias de hoje e fundamental também para uma área como o Centro Histórico de Salvador (CHS)”, alerta o coordenador de Articulação e Difusão do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Ackermann Yeddo. É este setor que administra o Centro de Documentação e Memória (Cedom) e reúne 50 anos de produção e história do IPAC, com biblioteca, centenas de fotografias, mapas, projetos e outros documentos que contam cinco décadas do patrimônio cultural baiano.

Como uma das etapas do processo do ‘Recicle Já Bahia’ no Cedom/IPAC, no Pelourinho, foi promovida na manhã de ontem (24), palestra com direito a explicações com a coordenadora do programa, Vanuza Gazar e sua equipe. Reciclagem, métodos e procedimentos foram abordados. “Temos o compromisso de reduzir a quantidade de resíduos que é enviado aos aterros sanitários e lixões. Nosso objetivo é desviar esses resíduos para serem recolhidos pelas cooperativas, gerando emprego e renda para essas pessoas e, ao mesmo tempo, trazendo auxílio direto para o meio ambiente. Para a agente ambiental, Joseana Cruz, também presente no encontro, “o lixo acaba virando alternativa de renda financeira para muitas famílias, através das cooperativas.

De acordo com a coordenadora de Produção do Cedom/IPAC, Jussara Costa, a implantação do sistema na casa do Cedom (Rua Gregório de Mattos, nº29, Pelourinho) já tinha começado desde o dia 17 deste mês. “Além de garantir uma ação efetiva de pessoas que possam participar da preservação de um espaço no Pelourinho, também é uma maneira de ajudar as cooperativas de catadores”, diz Jussara.

INÉDITO e CARNAVAL – No Carnaval o ano passado (2016) o IPAC também fez um trabalho inédito no Centro Histórico de Salvador ao convidar a Central de Apoio ao Catador para ter base em área do IPAC. “Esta foi a primeira vez que conseguimos espaço de um órgão público para criar uma central; estávamos com 1.000 catadores no carnaval”, afirma a presidente do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB), Michele Almeida. O espaço do IPAC serviu ainda para a 12ª ‘Eco Folia Solidária’ que beneficiou catadores de resíduos recicláveis no carnaval. “O ponto foi estratégico porque era reservado, seguro e de fácil acesso”, garante Michele.

http://bit.ly/2n1mrVZ

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-091Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-034Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-075Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-193Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-269Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-292Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0786Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1126Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1368Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1548Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Category: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?