| ‘Recicle já Bahia’ chega ao Pelourinho |
| Thursday, 27 July 2017 17:39 | |||
|
Como uma das etapas do processo do ‘Recicle Já Bahia’ no Cedom/IPAC, no Pelourinho, foi promovida na manhã de ontem (24), palestra com direito a explicações com a coordenadora do programa, Vanuza Gazar e sua equipe. Reciclagem, métodos e procedimentos foram abordados. “Temos o compromisso de reduzir a quantidade de resíduos que é enviado aos aterros sanitários e lixões. Nosso objetivo é desviar esses resíduos para serem recolhidos pelas cooperativas, gerando emprego e renda para essas pessoas e, ao mesmo tempo, trazendo auxílio direto para o meio ambiente. Para a agente ambiental, Joseana Cruz, também presente no encontro, “o lixo acaba virando alternativa de renda financeira para muitas famílias, através das cooperativas. De acordo com a coordenadora de Produção do Cedom/IPAC, Jussara Costa, a implantação do sistema na casa do Cedom (Rua Gregório de Mattos, nº29, Pelourinho) já tinha começado desde o dia 17 deste mês. “Além de garantir uma ação efetiva de pessoas que possam participar da preservação de um espaço no Pelourinho, também é uma maneira de ajudar as cooperativas de catadores”, diz Jussara. INÉDITO e CARNAVAL – No Carnaval o ano passado (2016) o IPAC também fez um trabalho inédito no Centro Histórico de Salvador ao convidar a Central de Apoio ao Catador para ter base em área do IPAC. “Esta foi a primeira vez que conseguimos espaço de um órgão público para criar uma central; estávamos com 1.000 catadores no carnaval”, afirma a presidente do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB), Michele Almeida. O espaço do IPAC serviu ainda para a 12ª ‘Eco Folia Solidária’ que beneficiou catadores de resíduos recicláveis no carnaval. “O ponto foi estratégico porque era reservado, seguro e de fácil acesso”, garante Michele.
|
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |