| IPAC participa hoje (22) de Fórum de Turismo em Morro de São Paulo |
| Friday, 22 September 2017 20:02 | |||
|
A iniciativa da restauração do forte é do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul, que fez convênio com o IPAC para iniciativas museológicas e patrimoniais. O investimento é de R$ 9,2 milhões, via Lei Rouanet/BNDES, com várias parcerias. O forte pertence a União e está cedido ao Estado da Bahia, via Secretaria de Turismo (Setur). O Fórum acontece no Village Paraíso Tropical, na Terceira Praia do Morro. O IPAC está representado pela museóloga e coordenadora de Editais do Instituto, Ana Coelho. “Estarei apresentando o Plano Museológico da Fortaleza de Morro de São Paulo que foi uma contribuição do IPAC”, diz Ana Coelho. PALESTRAS e ILHÉUS – O Fórum é organizado pela Prefeitura de Cairu, com o apoio da Setur, Sebrae e Senac. Estão presentes autoridades locais, estaduais e federais, além de integrantes do trade de turismo, como comunidades, empresários, estudantes, guias e agências. O evento é gratuito. Ainda hoje (22), mais palestras como ‘A Importância da Fortaleza no Processo de Desenvolvimento’ com Liliane Leite, ‘A Pesquisa Arqueológica na Fortaleza’ com Márcia Labanca, ‘Oportunidades Náuticas’ com José Raimundo de Abreu, e ‘Plano de Gerenciamento Costeiro’ com Osires Passos. PARCERIAS – Com essas ações em dois municípios, o diretor do IPAC destaca as parcerias que o órgão faz com prefeituras, outros entes públicos e privados. “Criamos modelos de parcerias com o IDES, prefeituras baianas, universidades, organizações não-governamentais, paróquias de igrejas, comunidades e associações que desenvolvem trabalhos locais, com os quais o IPAC possa agregar valor e contribuições em benefício da política pública de proteção ao patrimônio cultural e à museologia baiana”, lembra João Carlos.
|
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |