Salvador, 28 de junho de 2026
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
IPAC participa hoje (22) de Fórum de Turismo em Morro de São Paulo
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Friday, 22 September 2017 20:02

Morro_de_So_PauloO Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), participa hoje (22) do 1º Fórum de Turismo de Morro de São Paulo (www.forumdeturismomsp.com.br), em Cairu, Baixo Sul da Bahia. O evento reúne especialistas das áreas do turismo, patrimônio, marketing, administração, arquitetura e economia, além da Capitania dos Portos. O objetivo é aprofundar estratégias de acolhimento ao turista, incluindo a acessibilidade. “Integramos a revitalização da Fortaleza do Morro, com ações de educação patrimonial no município, o plano museológico e a expografia do Museu da fortificação que é um grande complexo construído numa colina entre os séculos XVII e XIX”, explica o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira.

A iniciativa da restauração do forte é do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul, que fez convênio com o IPAC para iniciativas museológicas e patrimoniais. O investimento é de R$ 9,2 milhões, via Lei Rouanet/BNDES, com várias parcerias. O forte pertence a União e está cedido ao Estado da Bahia, via Secretaria de Turismo (Setur). O Fórum acontece no Village Paraíso Tropical, na Terceira Praia do Morro. O IPAC está representado pela museóloga e coordenadora de Editais do Instituto, Ana Coelho. “Estarei apresentando o Plano Museológico da Fortaleza de Morro de São Paulo que foi uma contribuição do IPAC”, diz Ana Coelho.

PALESTRAS e ILHÉUS O Fórum é organizado pela Prefeitura de Cairu, com o apoio da Setur, Sebrae e Senac. Estão presentes autoridades locais, estaduais e federais, além de integrantes do trade de turismo, como comunidades, empresários, estudantes, guias e agências. O evento é gratuito. Ainda hoje (22), mais palestras como ‘A Importância da Fortaleza no Processo de Desenvolvimento’ com Liliane Leite, ‘A Pesquisa Arqueológica na Fortaleza’ com Márcia Labanca, ‘Oportunidades Náuticas’ com José Raimundo de Abreu, e ‘Plano de Gerenciamento Costeiro’ com Osires Passos.

https://goo.gl/ZKNhjm

PARCERIASCom essas ações em dois municípios, o diretor do IPAC destaca as parcerias que o órgão faz com prefeituras, outros entes públicos e privados. “Criamos modelos de parcerias com o IDES, prefeituras baianas, universidades, organizações não-governamentais, paróquias de igrejas, comunidades e associações que desenvolvem trabalhos locais, com os quais o IPAC possa agregar valor e contribuições em benefício da política pública de proteção ao patrimônio cultural e à museologia baiana”, lembra João Carlos.

https://goo.gl/8KFhNE

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-094Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-051Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-080Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-097Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-281Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-305Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0980Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1020Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1446Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1653Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • O gigante voltou a dormir_1
  • Category: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?