| ALBA sedia VI Semana da Dança com estudantes de escolas públicas |
| Monday, 16 April 2018 09:08 | |||
|
De acordo com Galo, a atividade já virou tradição no parlamento, e visa, no mês da Dança, mobilizar artistas e sensibilizar o parlamento sobre a importância de se discutir e instituir políticas públicas para o fortalecimento dessa linguagem na Bahia. “A cultura é fundamental, e a dança é parte da cultura. É importante a gente compreender isso e ter a cultura como centralidade do desenvolvimento civilizatório que desejamos, com a participação dos filhos da classe trabalhadora, como acontece aqui, com os estudantes das escolas públicas sendo protagonistas das apresentações que encantaram a todos nós”, afirma Galo. A Mostra de Dança contou com apresentações de dança de salão, tango, gafieira, forró, capoeira, jazz, hip hop e outras que se mesclavam com a linguagem do teatro. “Sou uma amante da dança, que para mim também é uma profissão. Atividades, como essa Mostra de Dança, são essenciais para mostrarmos o que é a arte. A gente batalha muito, ensaia, trabalha, se esforça é muito cansativo, então também precisamos de reconhecimento”, disse Milena Dias, 20 anos, participante do Projeto Axé há cinco anos. Entre as apresentações que encantaram o público estava a da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), com a coreografia “rodopiando” e o tradicional samba de roda. Denis Silva, bailarino e coreógrafo, da Cia de Dança Tradições, grupo independente em Salvador, ressalta a importância de mais iniciativas como a Semana da Dança. “Espaços como estes oferecem a oportunidade das companhias e grupos de escolas mostrarem o produto de suas atividades. Estar aqui é o reconhecer da profissão, muitas vezes machucada e discriminada”, ressaltou. As comemorações pelo mês da Dança também contará com uma sessão especial, proposta pelo deputado Marcelino Galo, no dia 25, na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. A atividade acontecerá a partir das 9h e é aberto ao público.
|
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |