| Catedral Basílica lança campanha para recuperação dos sinos centenários |
| Wednesday, 10 April 2019 00:06 | |||
|
“Os sinos sempre fizeram parte da tradição cristã. Eles anunciam para toda a comunidade os acontecimentos, ruins ou bons. Precisamos resgatar esta tradição milenar, que eleva o nosso espírito e nos conecta com o divino”, disse Abel Pinheiro. São quatro sinos instalados na torre esquerda da igreja. Foram confeccionados em bronze e um deles chega a pesar mais de uma tonelada. “Eles estão danificados. Alguns sem badalos, trincados e sem eixo de sustentação”, disse ele A ideia é recuperar os sinos para a implantação do sistema para acionamento automático. “Vamos unir a tecnologia à tradição”, disse ele. A Igreja Católica utiliza os sinos para indicar a presença de Deus nesse local, daí a tradição de que quando se entoa um sino, Deus observa e ouve a prece com mais atenção. Para cada acontecimento o sino toca de uma forma. Segundo padre Abel, os toques diferentes anunciam morte, grandes acontecimentos (como eleição de um papa), o horário de meio dia, o das 18h, hora da Virgem Maria, entre outros. “Temos toques mais leves, ou mais fortes. E na sexta-feira santa até a aleluia da Páscoa os sinos não tocam em sinal de silêncio e da morte de Cristo e voltam a tocar festivamente na Páscoa”, ensina ele. Para que os sinos voltem a badalar no Centro Histórico da cidade, padre Abel vai realizar campanha junto aos fiéis para a doação durante a realização das missas ou diretamente na Secretaria da Paróquia da Catedral. Doações também podem ser feitas através da conta bancária da paróquia da Sé: Banco Bradesco (Agência: 3072. C/C: 080190-9 - CNPJ: 15257983/0003-85). “Esta restauração deverá nos custar cerca de cem mil reais. Precisamos do apoio da comunidade para restabelecer este rito tão lindo e alegrar ainda mais os nossos corações”, disse padre Abel Pinheiro.
|
|||
| Last Updated on Saturday, 11 May 2019 17:27 |
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |