|
A Casa de Oxumarê em parceria com o Projeto Laços Eco-Urbanos está promovendo nesta quarta, 5, uma serie de oficinas gratuitas e abertas ao público em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente no I Encontro EtnoEcológico da Casa de Oxumarê. Os interessados podem se inscrever através do link https://bit.ly/2In2RPD
As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. O evento acontece até às 17h30, na sede do terreiro, na Federação.
No candomblé, a ecologia e espiritualidade estão diretamente ligadas, já que, os orixás têm o controle em cada elemento da natureza. Portando, a agenda afirmativa do evento, que é um desdobramento do Ano da Ecologia, lançado no ano passado, será marcada com inúmeras ações voltadas para a preservação do espaço sagrado para a religião, como oficinas de mudas e compostagem, dicas de como separar o lixo, captação de água da chuva, utilização da energia solar e diversas rodas de conversas repletas daquele Axé de sempre.
O objetivo da Casa de Oxumarê é fazer com que a população reflita sobre a importância de manter o meio ambiente sadio e equilibrado, com atitudes simples, como cultivar plantas, não poluir a fauna e flora, economizar água, entre outras. A sociedade precisa entender que ao destruir a natureza, está prejudicando a si mesmo. São pequenas ações que ajudam a salvar o meio ambiente!
Programação matutina
|
O quê
|
Quando
|
Quem
|
|
Boas vindas
|
9h
|
Babalorixá do terreiro, Babá Pecê
|
|
Roda de conversa sobre “A contribuição e os desafios do Candomblé”
|
9h15
|
Antropólogo Ordep Serra
|
|
Roda de conversa sobre “Elo Laços-Oxumarê e perspectivas”.
|
9h30
|
Débora Nunes, da Escola de Sustentabilidade Integral
|
|
Oficina de Horta em Pequenos Espaços
|
10h às 12h
|
Coordenadora do Espaço Mangará, Noeme de Carvalho
|
|
Mini oficina “Dançando e Conversando com a Natureza”
|
10h20 às 10h50
|
Vivina Machado, do DGCC - Diálogo e Gestão Criativa de Conflitos
|
|
Palestra sobre “A prática da Coleta Seletiva e Atuação dos Catadores”
|
11h às 11h40
|
Otávio Leme, Consultor em Projetos Socio-ambientais e Jeane dos Santos, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis
|
|
Oficina de Folhas Sagradas
|
11h40 às 12h
|
Babá Atinsá, Pai Tinho
|
|
Almoço
|
12h
|
|
Programação vespertina
|
O quê
|
Quando
|
Quem
|
|
Oficina de como aproveitar água da chuva/ cuidar da água recolhida
|
13h30 às 14h10
|
Emerson Sales, da Escola de Sustentabilidade Integral
|
|
Oficina sobre “Utilização de Energia Solar”
|
14h10 às 14h40
|
Eduardo Brasileiro, da EcoInova
|
|
Oficina de Compostagem
|
14h40 às 15h20
|
Clara Corrêa, do Simplificando
|
|
Roda de conversa sobre a “Geolocalização dos terreiros em Salvador e seus papeis na preservação ambiental da cidade”
|
15h30 às 15h50
|
Ronaldo Lyrio, do Coletivo Laços EcoUrbanos
|
|
Fotos e depoimento sobre “A experiência de implantação da Escola Verde com Afeto”
|
15h50 às 16h10
|
Débora Didonê, dos Canteiros Coletivos
|
|
Roda de conversa sobre “O futuro dos Laços EcoUrbanos”
|
16h10 às 17h10
|
|
|
Encerramento: resultados da roda de conversa e perspectivas
|
17h10 às 17h25
|
Letícia Moura, do Coletivo Laços EcoUrbanos
|
|
Apresentação musical
|
17h30
|
|
|