Salvador, 25 de junho de 2026
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Hospital Santa Izabel inaugura primeiro serviço de reabilitação pós-Covid da Bahia
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Tuesday, 08 December 2020 13:55

Hospital_Santa_Izabel_inauguraO Hospital Santa Izabel inaugurou, na segunda-feira (7), a primeira unidade de saúde da Bahia especializada em reabilitação pós-Covid, com atendimento para todos os pacientes que tiveram a doença, mesmo os que não precisaram de internação durante o período de infecção.

O serviço funciona na Unidade Álvaro Lemos, que pertence ao HSI e está localizada no bairro de Ondina, em Salvador, sendo referência em medicina osteoarticular e reabilitação.

Segundo pesquisas divulgadas pelos Serviços Nacionais de Saúde (National Health Services) da Inglaterra, mesmo quando não há mais carga viral circulante, os pacientes recuperados da Covid-19 podem desenvolver doenças coronarianas, neurológicas e endocrinológicas.

De acordo com estudos, entre os pacientes que foram hospitalizados devido ao Sars-CoV-2, 45% necessitarão de cuidados em casa, 4% precisarão de algum tipo de reabilitação, a exemplo da fisioterapia pulmonar, e 1% deverá receber tratamento médico para o resto da vida.

“Muitos pacientes, após a fase aguda da doença, mesmo aqueles que não necessitaram de internação, precisarão de acompanhamento de uma equipe especializada, pois ainda mantém sintomas persistentes. Os sintomas podem ter inicio da fase aguda da doença e se estenderem na fase mais tardia, até mesmo após a cura da Covid-19, permanecendo por dias e até messes”, avaliou a médica pneumologista e gerente técnica assistencial do HSI, Bárbara Sobral.

Dentre os principais problemas que podem ocorrer durante a síndrome inflamatória pós-Covid estão as limitações respiratórias, causadas por fibrose pulmonar, lesões cardíacas, fadiga, fraqueza muscular, problemas de memória, insuficiência renal, além de alterações cognitivas e psíquicas.

Na Unidade Álvaro Lemos o paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar, composta por pneumologista, cardiologista, endocrinologista, neurologista, médico especialista em terapia da dor, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo, que elaboram, em conjunto, um plano terapêutico para reabilitação.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-114Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-078Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-037Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-108Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-232Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-347Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0922Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1173Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1370Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1619Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Category: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?