| Saúde mental em risco: Audiência pública da Ouvidoria da Câmara discute o tema nesta quarta (16) |
| Tuesday, 15 December 2020 15:46 | |||
|
“Estamos vivendo um momento de grave crise com as medidas de arrefecimento das políticas públicas em saúde mental, chancelada pelo governo federal”, declara a edil, que se reuniu no início de dezembro com a Secretaria Municipal de Saúde e representações do movimento da luta antimanicomial, para a entrega da carta intitulada ‘Por uma política de saúde mental comprometida com os princípios da Reforma Psiquiátrica e com o SUS’. “No documento que entregamos, contém as diretrizes, reivindicações e plano de ações relacionados à pauta da saúde mental para os próximos 6 meses em Salvador. Com as medidas do governo Bolsonaro, isso irá impactar diretamente em nossa capital, que já sofre com a precarização dessas políticas”, comenta. O presidente Bolsonaro planeja fechar 99 portarias que regulamentam o tratamento mental e a dependentes químicos, ato que está chamado de “revogaço”. João Mendes, representante do Coletivo Baiano de Luta Antimanicomial, comentou sobre o assunto. “Entendemos que essas mudanças não podem acontecer sem que haja uma ampla discussão com a população brasileira. Portanto, são antidemocráticas”, avalia. “O governo, no apagar das luzes, articulou-se com Associação Brasileira de Psiquiatria, que encontrou espaço e amparo político para propor a revogação de quase toda a legislação de 1991 a 2019. É como jogar fora toda a nossa construção na lata do lixo, e aproveitam-se do fim de um ano pandêmico para tratar essa questão. É um oportunismo”, finaliza. O quê: Audiência Pública da Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador. Tema: Enfrentamento aos ataques à política nacional de saúde mental Onde: Página do Facebook da TV Câmara e canal aberto 61.4 Quando: Quarta-feira (16), às 10h30 Aberto ao público
|
|||
| Last Updated on Wednesday, 16 December 2020 05:49 |
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |