| Bárbara Carine, idealizadora da Escolinha Maria Felipa, é premiada pela Câmara de Vereadores de Salvador |
| Tuesday, 27 July 2021 19:09 | |||
|
Essas buscas e conquistas fizeram com que no último domingo, dia 25 de julho - Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional da Mulher Negra, Bárbara Carine, idealizadora e consultora pedagógica da escolinha, ganhasse o Prêmio Maria Felipa 2021, da Câmara de Vereadores de Salvador, em conjunto com outras 25 mulheres pretas. A premiação, assim como a escola, foi inspirada nesta importante figura feminina, uma das maiores líderes da Independência da Bahia, e conduzida pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), como uma forma de reconhecer o trabalho de muitas mulheres negras que lutam contra o preconceito e se destacam nas mais diversas áreas Na noite de premiação, Barbara Carine começou sua fala de agradecimento saudando as mulheres pretas mais velhas e mais novas, em nome de sua mãe e filha, respectivamente. "Essa premiação é um marco histórico no movimento de mulheres negras no Brasil, que vincula passado, presente e futuro. É uma perspectiva Sankofa. É sempre importante olhar para o passado para entendermos quem somos e como fomos. Minha vida fez mais sentido quando olhei para trás e fui pegando tudo que ficou pelo caminho, direitos negados para mim enquanto mulher negra, periférica, filha de ex-empregada doméstica. Esse prêmio é uma mola propulsora para novos tempos", declara emocionada Bárbara Carine, que aproveita para agradecer a indicação do seu nome para premiação pelo vereador Suica.
|
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |