| Maria Marighella denuncia racismo ambiental durante visita à Ilha de Maré |
| Saturday, 12 March 2022 16:22 | |||
|
A visita foi mediada pela liderança do quilombo de Bananeiras, Marizelha Lopes, Pastoral da Pesca e a Associação das Mulheres Pescadoras. Foram denunciadas a contaminação das águas, a perseguição às lideranças comunitárias, destruição do manguezal na foz do Rio Aratu, ausência de saneamento e gestão de resíduos, falta de diálogo e participação social nos processos decisórios, contaminação química da Baía de Todos os Santos causada pelas atividades portuárias e rejeitos industriais, a existência de apenas uma escola municipal e um posto de saúde no território e a falta de acessibilidade e vias entre as comunidades quilombolas e estruturação para os deslocamentos locais e com o continente. “O território de Ilha de Maré e suas comunidades quilombolas estão expostas às mais diversas violências institucionais, seja pela ausência de políticas, seja pela permissão das presenças devastadoras para as águas, pessoas, para o meio ambiente. E são as mulheres negras, as crianças que mais sentem os impactos. A Ilha precisa de políticas, políticas públicas participativas que sejam promotoras de direitos para esta população, verdadeira dona dessas terras ”, argumentou a vereadora. *** Crédito da Foto: Felipe Iruatã
|
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |