| Povo de santo reivindica respeito a direitos em retomada de marcha |
| Monday, 14 November 2022 22:41 | |||
|
“Telinha era exemplo como ser humano e no comprometimento com a nossa religião. Com 96 anos, ela participava ativamente de todas as atividades do Terreiro do Cobre– sendo referência aos mais jovens– e de movimentos do povo de santo como essa caminhada. Quando pensei em criar esse movimento, ela foi comigo em todos os terreiros do nosso bairro para mobilizar as pessoas”, conta Mãe Valnizia Bianch, líder espiritual do Terreiro do cobre e idealizadora da caminhada. A caminhada começou em 2004, quando terreiros do bairro começaram a ser atacados por denominações de igrejas neopentecostais. Vestidos de branco, sacerdotisas e sacerdotes representantes da diversidade, que caracteriza as religiões afro-brasileiras, tomam as ruas do bairro e de áreas próximas para ratificar o direito à liberdade de culto, que é assegurado pela Constituição Brasileira. A caminhada chama a atenção sobre a necessidade constante de manter a vigilância e o protesto contra os ataques à liberdade de culto. Historicamente, as religiões de matrizes africanas são as denominações que mais têm sofrido ataques generalizados no Brasil contra os seus direitos. Serviço:
O que: XVIII Caminhada pelo fim da violência e da intolerância religiosa Quando: Amanhã, 15 de novembro de 2022, terça-feira Onde: Concentração a partir das 14h no final de linha do Engenho Velho da Federação, onde fica o monumento em homenagem a Mãe Ruinhó Para outras informações:
Caminhos da Sagrada Resistência
|
|||
| Last Updated on Tuesday, 15 November 2022 02:47 |
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |