| Com votação híbrida, ABI elege e empossa nova diretoria |
| Thursday, 01 December 2022 00:44 | |||
|
O processo se estendeu até o final da tarde, sendo seguido pela cerimônia de posse na qual profissionais da imprensa, autoridades públicas e representantes do segmento da cultura celebraram a passagem de bastão para a nova diretoria. Em decorrência das medidas contra a Covid-19, a maior parte da votação ocorreu de forma online. No decorrer do dia, a votação transcorreu de forma tranquila. O encontro contou com mais de 79 presenças simultâneas e presencialmente, sendo que 23 associados aptos a votar foram recebidos na sede. Essa foi a primeira eleição na ABI sob o novo Estatuto, formalizando novidades como a transformação dos antigos departamentos de Cultura e de Divulgação em diretorias e a criação de diretorias estratégicas para a atuação da entidade em defesa da liberdade de imprensa e da democracia. Dentre os nomes que chegaram para renovar o quadro diretivo estão Jaciara Santos, Luiz Fernando Lima, Mara Santana e Emiliano José. Além do jornalista Yuri Silva, que assume a Diretoria de Defesa da Liberdade de Informação e dos Direitos Humanos. A Assembleia teve a ampla participação de antigos representantes das extintas seccionais, que serão reformuladas para interação direta da ABI com associados do interior, sinalizando o compromisso de seguir contribuindo com a entidade. As Disposições Transitórias do novo Estatuto definem o rito para o estabelecimento do novo modelo de representação regional. As assembleias regionais vão escolher seus representantes, que passarão a integrar a Diretoria, com mandato até 10 de setembro de 2025. Durante um emocionado discurso de posse, Ernesto Marques reforçou as propostas apresentadas pela chapa e falou sobre o futuro da ABI. O jornalista e radialista afirmou que esta foi uma eleição cheia de significados, pois, segundo ele, consolida o processo de transição iniciado sob a presidência de Walter Pinheiro. “Que a gente se esforce para manter isso aqui como um templo à democracia, um lugar onde se possa discutir qualquer assunto. Um lugar onde o contraditório possa sim se afirmar e em voz alta, se for o caso. Onde se faça o debate com calor, se for o caso. Mas sem que isso, em hipótese alguma, signifique qualquer tipo de ultrapassagem a civilidade e o limite da boa convivência”. Presidente da Assembleia Geral, Walter Pinheiro finalizou a sessão ressaltando a participação dos associados e confirmando mais uma vez o compromisso dos membros da nova Diretoria com a ABI. “Queria, de minha parte, agradecer novamente pelo apoio e confiança dos meus companheiros e parabenizar todos os que estão aqui e aqueles que integram a chapa, pensando no desenvolvimento da nossa ABI”.
ASSEMBLEIA GERAL Presidente – Walter Pinheiro Suplentes DIRETORIA EXECUTIVA Presidente – Ernesto Marques Suplentes CONSELHO CONSULTIVO Titulares Suplentes CONSELHO FISCAL Titulares Valter Xéu Luiz Hermano Valber Carvalho
|
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |