| Banda Casapronta lança novo EP com canções inéditas |
| Friday, 29 October 2021 14:38 |
|
O disco tem participações importantes do cenário musical e cultural baiano. Nomes como Mateus Aleluia Filho, Maryzélia, Bel da Bonita, Marquinhos Menezes, Tito Pereira, Flávia Sacramento e Kbça Beat Box. Também fizeram parte do disco os músicos Igor Skay (guitarra), Rodrigo Borges (guitarra), Rafael Razz (baixo) e Robson Souza (bateria). De acordo com o artista e vocalista da banda, Pablues, o EP é uma grande reunião de “som de preto”, já que reúne reggae, rock, samba, blues. Todos os estilos musicais marcados por terem como protagonistas e criadores, pessoas pretas. O EP traz duas canções inéditas. 'Velho Bob', primeira composição da banda e só agora gravada com um rico arranjo instrumental e o reggae 'A PLANTA', que fala sobre a importância das plantas sagradas que a ancestralidade ensina, tendo como inspiração, a “Comigo Ninguém Pode”, muito utilizada nas portas das casas. “Nesse EP tem de tudo um pouco. Rock de Seattle "deFeirenseado", rock de preto com samba de terreiro, blues-jazz-folk-fusion, e reggae. Se você notar são todas canções de Preto. Como sempre buscamos afirmar a música “black” em tudo o que fazemos. As canções do EP falam de amor, cada uma à sua maneira. O amor próprio que devemos manter vivo pra ajudar a superar situações adversas, o amor pela fé na espiritualidade e religiosidade, que é uma marca nossa, e amor por poder amar livremente, quem quer que seja. A pandemia "bateu forte" na gente e nasceram muitas composições”, explica Pablues. Como grande marca dessa reafirmação de suas raízes e cores, o Casapronta abre o disco com a canção “Devoção”, lançada em setembro deste ano, em que celebra a divindade do iorubá e do jejê, Exu. “Exu é vida, Exu é amor, Exu é o ar que respiramos. Falar de Exu é muita responsabilidade e ainda causa muita polêmica. A nossa proposta foi trazer uma discussão contra o racismo, intolerância religiosa e mais uma vez afirmar que Exu não é diabo. 'Devoção' é nosso 'pé na porta' em favor de você cultuar quem você queira. Liberdade e resistência. Respeito e amor, são palavras chave pra uma sociedade viver em harmonia”, ressalta o músico. “Amor”, o EP, tem produção de Pablues Casapronta, foi gravado, mixado e masterizado no Estúdio Netuno, em Feira de Santana, entre abril e maio de 2021, com o técnico Paulo Victor, exceto as faixas “Um convite pra vida” gravada em janeiro de 2021 e “O Grito” gravada, mixada e masterizada em outubro de 2020, no Estúdio Greta, em Salvador por Silvio de Carvalho. Sobre o nome do disco “Como vínhamos falando dessa necessidade de pôr em prática muito do que apenas falamos da boca pra fora, inclusive sobre respeito e amor, resolvemos usar o mesmo nome para o EP. A canção ‘Amor’ foi composta este ano, na sala de casa, em um bate papo sobre como Belchior e o Nirvana têm influências em nossas vidas. A canção tem citações diretas do grunge da turma do Cobain, onde usamos equipamentos que eles usavam, quanto de Belch, na letra, citando ‘Sujeito de sorte’. ‘Amor’ é uma contradição das boas: tem o peso e a velocidade de um rock visceral, cru e direto, aliado a uma poesia simples e doce. Ao final da canção, vocês podem ouvir as declarações de amor que nossos amigos e amigas colaborares fizeram e nos enviaram. Ao mesmo tempo, essa canção é uma declaração de amor. Me considero um sujeito de sorte”, conta Pablues Casapronta, revelando as referências para a canção que deu nome ao disco. Mais sobre Casaponta https://www.youtube.com/watch?v=IIfKDVzPRZ0 Redes Sociais https://www.instagram.com/casaprontafolk/ https://www.youtube.com/channel/UCLd2nS8Vxdq2sxz-_fewniQ https://www.facebook.com/pabluescasapronta Mais sobre Banana Atômica Nascido em janeiro de 2019, o Banana Atômica é um selo e por vezes produtora sediada em Feira de Santana (BA) e encabeçada por Joilson Santos. Joilson já tem mais de dez anos de carreira e é um importante produtor no cenário cultural baiano, sendo o criador do festival Feira Noise, além de shows e eventos que movimentam a cena no Estado da Bahia. Serviço O que? Lançamento da EP “AMOR” Quando? 29 de outubro de 2021 Onde? Plataformas digitais Spotfy, Deezer, Tidal, Youtube, Google play, BandCamp, AmazonMusic |
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |