| TCA inicia 2022 com pílulas dos cursos de iniciação à música sinfônica |
| Thursday, 23 December 2021 13:23 |
|
Três turmas com carga horária total de quatro horas e meia serão oferecidas nestas datas: “Período Barroco: compositoras e compositores”, com Karina Seixas, das 10h às 11h30; “Falando de flauta doce”, com Uibitu Smetak, também das 10h às 11h30; além de “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, das 19h às 20h30. Os três professores são músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). PERÍODO BARROCO: COMPOSITORAS E COMPOSITORES Com Karina Seixas Aulas: 5, 6 e 7 de janeiro, das 10h às 11h30 O minicurso tem como objetivo trazer ao público leigo o universo da música do Período Barroco, situado entre os anos de 1600 e 1750. Partindo do enfoque histórico, o(a) aluno(a) irá conhecer os instrumentos, a formação da orquestra, o surgimento dos gêneros musicais (sonata, concerto, ópera, dentre outros), bem como o panorama de compositores deste período. Karina Seixas, professora de orquestra, é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Arteterapia (IJBA), e integra a OSBA desde 2000. FALANDO DE FLAUTA DOCE Com Uibitu Smetak Aulas: 5, 6 e 7 de janeiro, das 10h às 11h30 Serão apresentadas peças para flauta doce de três períodos distintos (uma peça em cada encontro): Idade Média, Renascença e Barroco. Depois das audições, um diálogo sobre o universo da flauta doce objetiva esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o instrumento: sua história, tipos de flauta, materiais, digitação germânica e barroca, repertório etc. Quem desejar participar tocando também será bem-vindo e poderá, assim, tirar dúvidas de técnica. Os encontros são independentes, o ouvinte pode participar de todos ou apenas de um ou dois deles. Uibitu Smetak é violinista da OSBA. A LINGUAGEM MUSICAL DA ORQUESTRA SINFÔNICA Com Alexandre Loureiro Aulas: 5, 6 e 7 de janeiro, das 19h às 20h30 Com objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o minicurso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e para as pequenas formações feitas com seus instrumentos (cameratas). São abordadas as características dos instrumentos de uma orquestra, a organização dos naipes, o papel do maestro e o repertório sinfônico. O professor e violinista Alexandre Loureiro, bacharel em Música, possui larga vivência em música orquestral, tendo atuado durante muitos anos na OSBA. |
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |