| Sertanília se reencontra após hiato e lança single e minidoc |
| Saturday, 26 March 2022 06:54 |
|
A música, que deveria ter sido lançada no último disco "Gratia" (2017), narra a espera de quem aguarda, com saudade e ânsia, pelo retorno do amor que partiu, na esperança do reencontro. A letra conta que esse amor, que nasceu como que num lampejo, um encanto, está "a estradar", numa viagem cuja demora traz a saudade medida através das noites. "Rosário de Luas é de fácil identificação para quem ouve. Para mim, pelo menos, eu ouço e me transporto para as minhas saudades", conta a cantora Aiace. A melodia da canção nasceu durante as andanças do Sertanília na divulgação do disco de estreia "Ancestral" (2012) e ficou sem letra. "É comum minhas melodias esperarem até que eu encontre os versos, as rimas e métrica pra elas. Ela não ficou pronta a tempo pra entrar no nosso segundo álbum 'Gratia', pois tínhamos um cronograma a seguir. Algumas partes foram registradas nas sessões de gravação do 'Gratia' e o restante, finalizamos agora", diz Anderson. Um minidoc sobre a obra vai ao ar no dia 28 de março, no canal do Sertanília no YouTube. A montagem traz imagens de Leonardo Monteiro da gravação da música, depoimentos, relatos e sentimentos dos integrantes do Sertanília sobre o que está proposto na música e de como se deu o processo criativo. O percussionista Diogo Flórez fala, por exemplo, das conversas com Anderson Cunha para a escolha dos instrumentos percussivos: "A música tem um clima um pouco denso, triste e melancólico, porque ela não é uma música dançante, e a alfaia, caixa e o djembê são instrumentos percussivos que dão peso, mas se comportam de outra forma quando foram pensados para essa música". O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. SOBRE SERTANÍLIA: Grupo baiano, formado em 2010 por Aiace (voz), Anderson Cunha (violão, bandolim e viola) e Diogo Flórez (percussão), que apresenta uma construção musical inspirada nas manifestações culturais do sertão: coco, maracatu, sambadas e ternos de reis. O grupo tem dois álbuns lançados: "Ancestral" (2012) e "Gratia" (Natura Musical, 2017). FICHA TÉCNICA "ROSÁRIO DE LUAS" Produzido por Anderson Cunha Produção Executiva: Edmilia Barros Composição: Anderson Cunha Voz: Aiace Percussões: Diogo Flórez e Raul Pitanga Técnico de Gravação: Pablo Pires, Buguinha e Anderson Cunha Mixagem: Jorge Solovera Masterização: Neto Grous Arte: Pietro Leal Fotos e vídeo: Leonardo Monteiro Gravado no Estúdio 12por8, Estúdio WR e Anderson Homestudio FICHA TÉCNICA MINIDOC "ROSÁRIO DE LUAS" Fotos, vídeo e edição: Leonardo Monteiro Legenda: Allan Gomes Intérprete parceira da Libras Mais Afro DIversa: Beatriz Lopes SERVIÇO: Lançamento do single e minidoc "Rosário de Luas", do Sertanília Data: 28/03 (minidoc), 30/03 (single) Em todas as plataformas de streaming (https://tratore.ffm.to/rosario-de-luas) e no canal do YouTube do grupo (www.youtube.com/sertanilia) |
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |