Salvador, 27 de junho de 2026
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Conselho Municipal de Cultura promove simpósio
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sunday, 27 November 2022 00:44

Ya_Marcia“Diálogos Sobre Políticas Culturais e Negritude” é o tema do primeiro simpósio promovido pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador, dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Gregório de Matos, no centro  da capital baiana.

A intenção é debater a importância da produção intelectual em torno das políticas culturais de valorização da identidade afro-brasileira com incidência em Salvador.

A atividade se insere no mês que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, que relembra a morte de Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, assassinado em 1695. Através da mobilização nacional do Movimento Negro o mês virou referência para atividades que inspiram a luta e a resistência do povo negro, que historicamente tem sido sujeito do enfrentamento ao racismo, articulado nas diversas esferas da sociedade brasileira.

Na programação do evento acontecem as rodas de diálogo “Políticas Culturais e Artes Negras” e “Cultura das Quebradas”, com a presença de representantes do Subúrbio, Arenoso e Cidade Baixa, além da exibição do documentário “Soteropolitanas”.

No encerramento, dia 30, quando acontece um baile, serão homenageadas personalidades negras como Yá Valnísia, Tatá Evilásio e Padre Lázaro Muniz.

“As atividades desse mês que é tão emblemático para o povo preto são importantes , por isso estamos discutindo  a produção intelectual em torno das políticas culturais de valorização da identidade afro-brasileira em Salvador”, afirmou Ìyá Márcia d’Ògún  presidenta do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador e Ìyal??rí?á do Ìl?? À?? ?wà ??lódùmarè. Ela é  membra da Rede de Mulheres de Terreiro da Bahia, Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro) e da Rede Nacional de Diversidade Religiosa (Renadir); conselheira consultiva da Rede Ecumênica da Água (Reda) e professora aposentada.

Eleita em abril desse ano, por unanimidade através de voto popular, a ialorixá é a primeira mulher e membra de religião de matriz africana a ocupar o cargo.

Por Claudia Correia

 

Compartilhe:

 

Add comment


Security code
Refresh

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-114Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-065Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-084Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-152Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-281Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-372Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0954Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1200Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1357Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1655Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Category: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?