Salvador, 26 de junho de 2026
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Lançamento single | TOMAR A CIDADE | Neila Kadhí feat XAUIM | amanhã, dia 23 de nov
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Wednesday, 22 November 2023 19:52

Neila_Kadh_feat_XAUIMNeila Kadhí lança feat com Xauim, dia 23 de novembro às 12h em todas as plataformas digitais. O single trata das alegrias e dos desafios de ser artista na capital baiana. Dançante, com mood Bahia, o single flerta com afrobeats, zouk e caribbean Music.

Tomar a Cidade, parceria entre os artistas Neila Kadhí e Xauim, tem como mote principal problematizar as alegrias e

os desafios de serem artistas nascidos e atuantes na cidade de Salvador. Ambos oriundos de regiões periféricas da cidade que, em 2016 foi reconhecida pela Unesco como cidade da música. Os artistas trazem seus olhares e vivências de quem nasceu e se criou vivendo à margem e que, de alguma maneira, se vêem na borda das oportunidades.

 

 

E como é possível acolher a cidade em sua totalidade, com tudo o que ela é e tem? Como é possível viver profissionalmente de forma digna em Salvador? Como desfrutar dos encantos de um território histórico-cultural-geográfico tão rico e que também tem dificuldade em reconhecer e valorizar os agentes culturais que a constrói diariamente? Até quando será necessário o êxodo para as terras do centro-sul do país para ganhar reconhecimento nas terras baianas?

 

"…morada da história

e sua memória,

o povo canta o que tem,

tambor e tabuleiro,

o toque com tempero,

a rua dança também..."

 

O termo "tomar" foi adotado de uma prática terapêutica e, em uma vivência recente, Neila kadhí, teve como exercício "tomar a mãe" que significa olhar para sua mãe buscando enxergá-la em sua totalidade, acolhendo o que pode ser considerado "bom e ruim". A artista compreendeu com isso, que para ser possível "tomar a mãe biológica" era necessário também "tomar a mãe cultural", ou seja, Salvador, acolhendo ambas em sua totalidade. Para Xauim o termo “tomar” também diz de um povo que toma as rédeas de seu território. Tomar é construir uma cidade planejada a partir do bem estar da sua população e que atravessa setores como cultura, urbanismo, mobilidade urbana e relações de trabalho. Em suma, é despertar para o pensamento de que a cidade é feita pelo povo e para o povo.

 

A parceria entre Neila Kadhí e Xauim também tem passagens que abordam o dia a dia na cidade, como o fato de os soteropolitanos vestirem branco na sexta-feira. Para Neila e Xauim, algo como uma espécie de comunhão simbólica entre filhos e filhas da cidade. Além disso, também abordam um dado histórico referente à Revolta dos Búzios, como canta Xauim em parte do verso que diz: "..com brinco de búzio na orelha pra anunciar.."

E, por fim, em desfecho do que pode simbolizar a "tomada da cidade" celebram com a frase que diz:  "a consciência de baianos é o novo cavalo de tróia".

 

"..o velho plano de outro anos

vai trazer a glória,

a consciência de baianos

é o novo cavalo de tróia…"

 

Tomar a cidade é um single dançante, com mood Bahia que flerta com afrobeats, zouk e caribbean Music. A faixa conecta ritmos afros com vocais, sopros e guitarras.

 

Ficha Técnica:

 

Música: Tomar a cidade

Artistas: Neila Kadhí feat Xauim

Composição: Neila Kadhí e Xauim

Lançamento: 23 de Novembro de 2023

Distribuidora: YB Music

Produção Musical: AquaHertz
Arranjo: Neila Kadhí, Xauim e Marcelo Santana
Voz e vocais: Neila Kadhí e Xauim
Violão e Guitarra: Neila Kadhí
Beat, sintetizadores, brass: Marcelo Santana

Compartilhe:

Last Updated on Thursday, 23 November 2023 00:57
 

Add comment


Security code
Refresh

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-092Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-054Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-075Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-095Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-261Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-340Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0952Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1228Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1385Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1574Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • O gigante voltou a dormir_1
  • Category: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?