| Lançamento single | TOMAR A CIDADE | Neila Kadhí feat XAUIM | amanhã, dia 23 de nov |
| Wednesday, 22 November 2023 19:52 |
|
Tomar a Cidade, parceria entre os artistas Neila Kadhí e Xauim, tem como mote principal problematizar as alegrias e os desafios de serem artistas nascidos e atuantes na cidade de Salvador. Ambos oriundos de regiões periféricas da cidade que, em 2016 foi reconhecida pela Unesco como cidade da música. Os artistas trazem seus olhares e vivências de quem nasceu e se criou vivendo à margem e que, de alguma maneira, se vêem na borda das oportunidades.
E como é possível acolher a cidade em sua totalidade, com tudo o que ela é e tem? Como é possível viver profissionalmente de forma digna em Salvador? Como desfrutar dos encantos de um território histórico-cultural-geográfico tão rico e que também tem dificuldade em reconhecer e valorizar os agentes culturais que a constrói diariamente? Até quando será necessário o êxodo para as terras do centro-sul do país para ganhar reconhecimento nas terras baianas?
"…morada da história e sua memória, o povo canta o que tem, tambor e tabuleiro, o toque com tempero, a rua dança também..."
O termo "tomar" foi adotado de uma prática terapêutica e, em uma vivência recente, Neila kadhí, teve como exercício "tomar a mãe" que significa olhar para sua mãe buscando enxergá-la em sua totalidade, acolhendo o que pode ser considerado "bom e ruim". A artista compreendeu com isso, que para ser possível "tomar a mãe biológica" era necessário também "tomar a mãe cultural", ou seja, Salvador, acolhendo ambas em sua totalidade. Para Xauim o termo “tomar” também diz de um povo que toma as rédeas de seu território. Tomar é construir uma cidade planejada a partir do bem estar da sua população e que atravessa setores como cultura, urbanismo, mobilidade urbana e relações de trabalho. Em suma, é despertar para o pensamento de que a cidade é feita pelo povo e para o povo.
A parceria entre Neila Kadhí e Xauim também tem passagens que abordam o dia a dia na cidade, como o fato de os soteropolitanos vestirem branco na sexta-feira. Para Neila e Xauim, algo como uma espécie de comunhão simbólica entre filhos e filhas da cidade. Além disso, também abordam um dado histórico referente à Revolta dos Búzios, como canta Xauim em parte do verso que diz: "..com brinco de búzio na orelha pra anunciar.." E, por fim, em desfecho do que pode simbolizar a "tomada da cidade" celebram com a frase que diz: "a consciência de baianos é o novo cavalo de tróia".
"..o velho plano de outro anos vai trazer a glória, a consciência de baianos é o novo cavalo de tróia…"
Tomar a cidade é um single dançante, com mood Bahia que flerta com afrobeats, zouk e caribbean Music. A faixa conecta ritmos afros com vocais, sopros e guitarras.
Ficha Técnica:
Música: Tomar a cidade Artistas: Neila Kadhí feat Xauim Composição: Neila Kadhí e Xauim Lançamento: 23 de Novembro de 2023 Distribuidora: YB Music Produção Musical: AquaHertz |
| Last Updated on Thursday, 23 November 2023 00:57 |
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |