| Clube de Patifes celebra a magia de Seu Zé Pilintra em novo single |
| Friday, 21 June 2024 00:28 |
|
Ouça agora "Seu Zé" é uma figura multifacetada que transcende categorias convencionais. Malandro, mestre, protetor, curador? Exú ou caboclo? "Essas são perguntas que ecoam nos terreiros e nas quebradas, enquanto Seu Zé dança entre os mundos", conta o baterista do grupo, Paulo de Tarso. "O single é uma homenagem profunda a este ser repleto de dualidades, que representa a malandragem, a proteção e a cura", afirma. A nova canção fará parte do álbum "MACUMBA", com lançamento previsto para ainda este ano. O novo trabalho consolida o gênero Candomblues, uma fusão entre Blues e elementos musicais do Candomblé, Umbanda e Quimbanda, que caracteriza a nova fase da Clube de Patifes, sempre inovadora e conectada às suas raízes afro-brasileiras. Produzido por André T, "MACUMBA" também marca mudanças significativas na formação da banda, com a saída de Pablues e a entrada de Piveton, jovem promessa da cena feirense, além do retorno de Rodrigo Borges, que junto com Marquinhos Menezes, assina as guitarras. Sobre a Banda Clube de Patifes surgiu no final dos anos 90, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e rapidamente se destacou na cena musical baiana. Formada inicialmente por Paulo de Tarso, Kleber Monteiro, Isaac Afonso e Pablues, a banda lançou seu primeiro álbum "Do palco ao balcão" em 2001, consolidando-se como uma big band de blues. Ao longo dos anos, o Clube de Patifes ampliou suas fronteiras, conquistando públicos não apenas na Bahia, mas em diversos estados brasileiros. O segundo álbum, "Com um pouco mais de alma" (2010), trouxe as canções "Um dia blue" e "Mulher de repente", que viraram clássicos indispensáveis nos shows, e foi responsável por solidificar a posição da banda na cena independente do Nordeste. Em 2013, o álbum "Acústico" apresentou versões desplugadas de canções anteriores, além de novas composições, aumentando ainda mais a popularidade da banda. Já em 2015, com "Casa de Marimbondo", o Clube de Patifes iniciou sua trajetória no Candomblues, uma inovadora fusão de blues com ritmos e elementos místicos das religiões afro-brasileiras. Este trabalho foi produzido por André T, parceiro de longa data que também assina a produção do mais recente álbum de estúdio, "MACUMBA", que será lançado este ano. Completando 26 anos de carreira, atualmente a Clube de Patifes é composta por Piveton (pandeiro e voz), Jocapone (contrabaixo), Marquinhos Menezes e Rodrigo Borges (guitarras) e Paulo de Tarso (bateria). FICHA TÉCNICA Letra: Paulo de Tarso Música: Clube de Patifes Produção Musical: André T Voz: Piveton Guitarras: Rodrigo Borges e Marcos Menezes Baixo: Jocapone Bateria: Paulo de Tarso Sax Tenor e Barítono: Kiko Souza Sax Alto: Lucas Decliê Trompete: João Teoria Trombone: Matias Traut Teclados: André T Gravada no Estúdio T - Salvador - Bahia Mixagem e Masterização: André T Siga Clube de Patifes: Instagram | Facebook |
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |