Salvador, 21 de junho de 2026
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Rosemberg participa de lançamento da pedra fundamental da primeira fábrica de hidrogênio verde do Brasil
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Wednesday, 27 July 2022 00:17

Rosemberg-Pinto-PT-BahiaO deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto (PT), participou nesta terça-feira (26), no Polo Petroquímico de Camaçari, do lançamento da pedra fundamental da primeira fábrica de hidrogênio verde, ao lado do fundador da petroquímica Unigel, Henri Armand Slezynger e do governador Rui Costa.


Com investimento inicial de US$ 120 milhões, a unidade produzirá combustível por meio da eletrólise, a partir de indução das energias renováveis eólica e solar, o estado da Bahia é o maior produtor do Brasil destas energias. A perspectiva é de que o empreendimento entre em operação até o final de 2023 com previsão de gerar 500 empregos.

Ex-funcionário por 30 anos da antiga Fafen, Rosemberg lembrou da batalha para não deixar a fábrica fechar – o que acabou acontecendo em 2018 – e, posteriormente, a luta para que o empreendimento voltasse a funcionar. “Lamentavelmente, a Petrobras, na época, não enxergava essas unidades (Bahia e Sergipe) de fertilizantes como algo estratégico para uma companhia tão grande e tão importante para o nosso país. E acabou que tomou-se uma decisão de fechar as duas unidades, então nós montamos um grupo de trabalho para manter esse empreendimento e buscar alternativa para que ele voltasse a funcionar”, disse o deputado.

A obstinação do parlamentar petista deu certo. Com o objetivo de fortalecer a produção nacional de Fertilizantes, em 2021, o grupo brasileiro Unigel investiu R$ 600 milhões e arrendou a Fafen junto à Petrobras.

Presente também no evento, o governador Rui Costa se queixou da falta de apoio do governo federal para que o estado produza energia limpa em maior quantidade: “Se não comemoramos ainda muitas obras em construção, deve-se ao baixo planejamento, inexistência, e execução desse planejamento de linhas de transmissão. Hoje a Bahia produz mais energia do que é capaz de escoar. Os produtores de energia eólica relataram que estão perdendo 15% da energia produzida. Esse é o grande gargalo para a Bahia continuar crescendo”.

Ao longo dos últimos anos, Rosemberg participou de diversos atos protestando contra o fechamento da Fafen e – posteriormente – clamando pela sua reabertura, inclusive, o parlamentar chegou a promover audiência pública para discutir e buscar solução para o problema.

Compartilhe:

Last Updated on Wednesday, 27 July 2022 06:28
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-170Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-055Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-030Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-141Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-257Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-322Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0916Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1068Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1276Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1578Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?